top of page
  • Foto do escritorKaren Anjos

JOSEPHINE S. LOWELL - A Grande Dama dos Reformadores Sociais

Atualizado: 20 de mai. de 2020

Você sabia que o primeiro órgão de Defesa do Consumidor foi criado por uma mulher??

Sim!! Em 1980 Josephine S. Lowell, uma ativista ligada aos direitos trabalhista, criou a "New York Consumers League".


A princípio a organização visava melhorar os salários e as condições laborais das trabalhadoras de Nova Iorque.


A grande dama dos reformadores sociais criou e publicou uma "lista branca" contendo lojas conhecidas por tratarem bem seus trabalhadores e com isso orientava os consumidores que apenas adquirissem produtos dessas lojas. ( Algo te soa familiar hoje?)


No começo a lista era bem pequena, mas foi ganhando corpo conforme outras cidades adotaram a mesma postura.


Em 1899, outra mulher, Florence Kelly, fundou a "National Consumers League", cujo intuito era fomentar e incentivar a produção de empresas que respeitavam os direitos dos trabalhadores.


Embora a inciativa visasse proteger a relação trabalhista num primeiro momento, sem perceber essas mulheres, mostraram a força que consumidores unidos podem exercer no mercado capitalista.


Orientando a população a adquirirem produtos de lojas que respeitassem os direitos humanos, criaram uma consciência social nos grandes empresários a adotarem boas práticas com seus trabalhadores para não perderem o prestígio de seus consumidores.


Não à toa, ainda hoje, existe um direcionamento de consumidores socialmente engajados que utilizam a internet para denunciar empresas que não respeitam os direitos trabalhistas, empresas de cosméticos que ainda se utilizam de testes em animais, que não respeitam as boas práticas ecológicas, etc. com o fito de boicotarem suas vendas.


E você, já deixou de consumir de alguma grande empresa pelas más práticas comercias delas?? Deixe nos comentários!!




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page